terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Ganesha

Bom, iniciando meus primeiros posts, preciso explicar aqui o porquê do Ganesha, já que vai gerar curiosidades. Bom, primeiro, há definições em várias páginas na internet e quase todas muito similares. Então, escolhi esta que me parece bastante plausível:

"Ganesha é o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Está nas portas dos templos e casas protegendo as suas entradas. Ganesha é o Deus que remove todos os obstáculos, ele é o protetor de todos os seres. Ele também é o Deus do conhecimento. Ganesha representa o sábio, o homem em plenitude, e os meios de realização. Sua figura revela um significado profundo e necessita ser desdobrada." Fonte: http://www.yogalotus.com.br/ganesha.htm.

Não fazendo reverência a nenhum tipo de religião, crença ou ética, como queiram alguns, mas a história desse nome é muito simples: o adotei porque se parece com meu nome. Foi numa dessas lojas de produtos naturais que o adotei para ser meu codinome em algumas ocasiões, sem nenhum real motivo mais forte. Só que depois, ao esmiuçar o seu significado, mais por curiosidade dos outros do que a minha, resolvi investigar. E aí, que mistério... Me identifiquei demais com alguns de seus significados.

Tirando a parte que diz que a imagem de Ganesha é composta de quatro animais, homem, elefante, serpente e o rato, há identificações com:

As orelhas abertas denotam sabedoria, habilidade de escutar pessoas que procuram ajuda e para refletir verdades espirituais. Elas simbolizam a importância de escutar para poder assimilar idéias. Orelhas são usadas para ganhar conhecimento. As grandes orelhas indicam que quando Deus é conhecido, todo conhecimento também é.

A posição de suas pernas (uma descansando no chão e a outra em pé) indica a importância da vivência e participação no mundo material assim como no mundo espiritual, a habilidade de viver no mundo sem ser do mundo.

Porém: O fato dele ter apenas uma única presa (a outra estando quebrada) indica a habilidade de Ganesha de superar todas as formas de dualismo. Isso não, infelizmente.

E etc. Para os curiosos... Chá da tarde e diversão na net: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ganexa

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom saber sobre cultura e informações em gera, Ganeshina... ops Vanessinha!
Se cuida e pode deixar que sempre passarei por aqui. Beijos

Leandro disse...

po nessinha ficou muito bom...
Vou sempre entrar aqui depois do almoço pra ler as novidades..

Bjs