segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Primeiras semanas com a lingua...

As primeiras semanas desde a chegada foram bem difìceis, as 2 primeiras, mais precisamente. Apesar da facilidade em escrever e ler bem o frances, falar e compreender ainda são pra mim os grandes vilões da comunicação. Cheguei a cometer gafes que para qualquer frances que se preza, não perdoaria se voce marcasse com ele um horàrio, mas por ter compreendido outro, como trocar « seize heures » (dezesseis horas) por « six heures » (seis horas), voce não compareceu ao encontro marcado. Oralmente são quase identicas as horas. Ou mesmo chegar atrasado em qualquer ocasião. No inìcio, assim como ainda agora, em alguns momentos, quando eu falo com um frances que tem a lìngua presa ou que fala ràpido demais, eu pesco uma e outra palavra, junto tudo e balanço a cabeça como quem compreendeu. Isso funciona se o assunto é desses descartàveis, mas se não o é, como os assuntos administrativos de banco, de inscrições, aluguel, e todas as outras coisas que nesse inìcio estou tendo que fazer, tenho que abrir bem os ouvidos, como se ele estivesse gritando e querendo dizer : « fale mais devagar, eu preciso saber, isso é importante ! ». Mas na maioria das vezes ele se fecha e se cala, porque embora muito educados, os franceses não são là muito adeptos a ficar repetindo as coisas o tempo todo. E preciso ter uma tàtica para faze-los repetir a mesma coisa trocentas vezes. Mas agora, depois de um mes meus ouvidos estão mais abertos e jà é bem mais fàcil ouvir e ser ouvida.

Nenhum comentário: